quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

O pinheiro amigo

Uma história do nosso livro de Língua Portuguesa, que fala dum tema que estamos a estudar em Estudo do Meio: os seres vivos : animais e plantas.

O pinheiro amigo
As aves tinham partido no Outono . Era chegado o Inverno. Na floresta um passarinho de asa partida ( que tinha ficado para trás) pedia abrigo.
-Posso proteger-me do Inverno nos teus ramos, amiga Faia?
-Claro que não! Não ofereço meus ramos a desconhecidos.
- Posso abrigar-me do Inverno nos teus ramos, amigo Pinheiro?
-Claro que sim! Serás a minha companhia!
O passarinho escolheu o melhor ramo do pinheiro e nele construiu o seu ninho.

O Rei das Geadas pediu ao filho – o Vento Norte – que começasse a soprar…Com toda a sua força o Vento Norte fez cair as folhas das árvores…
…. Ao aproximarem-se do pinheiro o Rei das Geadas disse:
- As folhas do pinheiro não! Vamos protegê-lo assim como ele fez ao passarinho.
-Concordo contigo, meu pai.
Dizem ser esta a razão pela qual o pinheiro conserva as suas folhas durante todo o ano.

Transcreveram para o computador Magalhães: Frederico, Beatriz e Rúben

Sem comentários:

Enviar um comentário